SERVIÇOS

O QUE É ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES?

   A Engenharia de Avaliações é uma especialidade da engenharia que reúne um conjunto amplo de conhecimentos na área de engenharia e arquitetura, bem como em outras áreas das ciências sociais, exatas e da natureza, com o objetivo de determinar tecnicamente o valor de um bem, de seus direitos, frutos e custos de reprodução. 

   A Engenharia de Avaliações possui diversas aplicações sendo mais comuns os Laudos de Avaliação para finalidades específicas como adequação ao IFRS (International Financial Reporting Standards - Novas Leis Internacionais de Contabilidade), seguros privados, fusões e cisões de empresas, incorporações, lançamento de ações, garantia real para financiamentos, operações de compra e venda de bens, determinação de vida útil, valor econômico, marcas e patentes, avaliações de propriedades para investimento e contabilização no balanço anual, dentre outros.

METODOLOGIA

A Engenharia de Avaliações possui as seguintes fases ou etapas: 

Vistoria dos bens: Para se avaliar é preciso conhecer. Para se conhecer é preciso vistoriar. Nesta etapa o Engenheiro de Avaliações realiza uma análise de todos os fatores influenciantes no valor do bem;

Pesquisas de mercado: para a Avaliação de Ativos tangíveis em Engenharia de Avaliações, utilizam-se pricipalmente métodos que baseiam-se em amostras de mercado com caraterísticas intrínsecas e extrínsecas semelhantes ao do bem avaliando. Na ausência ou escassez de dados semelhantes, utilizam-se consagrados métodos matemáticos e econômicos;

Laudos de Avaliação: documento no qual constam todas as informações levantadas pelo Engenheiro de Avaliações, metodologia utilizada, memórias de cálculo e justificativa para a formação do valor do bem. 

NORMAS TÉCNICAS
REGISTROS

Normas Técnicas - ABNT

A Avaliação de Ativos e emissão de Laudos de Avaliação são realizadas segundo um conjunto de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), denominada NBR 14.653, a citar as seguintes partes: 

14.653-1: Avaliação de Bens - Guia de Procedimentos Gerais;
14.653-2: Avaliação de Imóveis Urbanos;
14.653-3: Avaliação de Imóveis Rurais;
14.653-4: Avaliação de Empreendimentos;
14.653-5: Avaliação de Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral;
14.653-6: Avaliação de Recursos Naturais e Ambientais;
14.653-7: Avaliação de Patrimônios Históricos.

IBAPE/SC - Instituto Catarinense de Avaliações e Perícias

CREA/SC - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina

CREA/RS - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou envie-nos sua mensagem.